sexta-feira, 12 de abril de 2013

Real e Barça desde criancinha

Como postei ontem aqui no blog, torci fervorosamente para não dar Real x Barça em uma das semis da Uefa Champions League, para que existisse a possibilidade de rolar um provável Jogo do Século entre essas duas equipes, na final do torneio em Wembley. E não é que deu justamente o que eu queria?! Fantástico, comemorei muito...

Agora é torcer para que ambos cumpram o dever de casa e eliminem os alemães que terão pela frente. Eis uma breve análise dos dois confrontos:

BAYERN x BARÇA: Que jogaço! Vai sair faísca! O futebol envolvente e organizado dos bávaros contra o futebol de posse de bola e ofensivo dos catalães. Show! Promessa de um baita jogo. O Bayern, com todas as suas estrelas, será um adversário duríssimo de bater por parte do Barça, que precisará, mais do que nunca, do seu grande diferencial, Messi, com 100% de condições físicas para cumprir essa difícil missão. Caso Messi não esteja nas suas melhores condições até lá, a possibilidade de o Barça ser eliminado passa a ser maior, levando em conta que o time sem Messi foi mal diante do PSG, que é um time inferior ao dos alemães, que por sua vez, tem uma arma poderosíssima e que pode ser letal no confronto: sua forte bola aérea, algoz do Barça na temporada. Difícil também é apontar uma prévia ou palpitar sobre esse duelo. O Barça é melhor, mas o Bayern é outro timaço, que merece respeito. É algo bem plausível, nada surpreendente, ver o Bayern passar pelo Barcelona. Se formos colocar um percentual com a chance de cada um dos times de passar, diria 52% pro Barça e 48% pro Bayern de Munique. Assim como a maioria dos times que encaram o Barça, espero um Bayern bem concentrado em seu campo de defesa, diminuindo os espaços, saindo em velocidade nos contragolpes e explorando a bola aérea. E o Barça, com seu tradicional jogo de posse de bola, esperando contar com um Messi inspirado para furar a muralha alemã. Aliás, não só o Messi... Acho que é preciso que o time todo esteja inspirado para bater o fortíssimo time alemão. O que Messi deve ser é o DIFERENCIAL, precisa ser decisivo, algo fora do comum.

REAL x BORUSSIA: Os blancos foram os "privilegiados" desse sorteio. Dos 3 times possíveis, o Borussia Dortmund é, em tese, o pior time. Para que não fique parecendo que é uma porcaria de time, prefiro dizer que é "o mais comum". Mas levando para as quatro linhas, vemos completamente o oposto. Promessa de muito equilíbrio nesse confronto, levando em conta que o Real não conseguiu vencer o Dortmund na primeira fase e que os alemães foram melhores nos dois jogos. O time alemão leva muito perigo com seu quarteto ofensivo formado por Kuba, Gotze, Reus e Lewandowski, vai dar muito trabalho. Além disso tem uma boa defesa formada por Piszczek, Subotic, Hummels e Schmelzer. Superar a muralha amarela será tarefa complicada para CR7 e cia, fazer um bom resultado no primeiro jogo, no Signal Iduna Park, será fundamental para os merengues. Diria até que o objetivo nem deveria ser apenas marcar um gol e sim arrancar, no mínimo, um EMPATE com gols. Uma vitória por 2 a 1 do time alemão, por exemplo, faria com que o jogo de volta, no Bernabéu, além de ter o Borussia jogando por dois resultados, se transformasse numa verdadeira panela de pressão para o time espanhol, mesmo tendo jogadores experientes. Essa pressão viria tanto por parte da torcida e imprensa, sedentas por "La Décima", quanto pela necessidade de marcar um gol para garantir uma tranquilidade maior, o que resultaria num jogo com ares de drama desde o 1º minuto. Consequentemente, as chances de maiores erros de passes, dribles e/ou finalizações se tornaria maior, diante do nervosismo dos jogadores. Por mais técnicos que sejam, o psicológico influi muito nesses momentos. E levando em conta também a solidez defensiva do time alemão, vejo que qualquer derrota no primeiro jogo não será bom negócio para os Madridistas. Portanto, promessa de dois jogaços, mais eletrizante até que Bayern x Barça, na minha visão.

Torcerei para Real e Barça. Como ja disse, quero vê-los em ação numa final de Champions, seria épico...

Nenhum comentário:

Postar um comentário