segunda-feira, 29 de abril de 2013

Realmente, um novo Maracanã


A reinauguração do Maracanã (reinauguração sim, danem-se os politicamente corretos) me deixou feliz. Saber que vou poder assistir novamente os jogos do meu time de coração nesse templo me deixa em êxtase, com vontade até de ir em qualquer jogo só para matar a saudade. Porém, junto com a alegria veio uma leve sensação de tristeza e estranhamento.

Não sei se você que está lendo teve a mesma impressão, mas me deu uma sensação de que aquele não era o Maracanã, que foi construído um outro estádio no local, que mudaram o nome do estádio, endereço... Fiquei me perguntando: "Esse é o Maracanã??". Por um momento, uma nostalgia tomou conta de mim, deu uma saudade grande dos dois lances de arquibancada, da geral, até mesmo das cadeiras azuis... Uma descaracterização total, diria. Apesar de achar que essa modernização viria mais cedo ou mais tarde, às vezes penso que foi desnecessária essa mudança radical, ainda mais quando vejo o novo Mineirão, com os dois lances e moderno mesmo assim. Outro fator que contribuiu pra isso foi a colocação das redes, sem o tradicional "véu de noiva", seguindo os padrões da Dona Fifa. Afinal, Maracanã ou Estádio Olímpico de Roma? 

Ao mesmo tempo que ficou muito bonito e moderno, achei estranho e descaracterizado. Pode até ser questão de costume, adaptação... No meu caso, vai demorar um pouquinho pra isso.

Por outro lado, uma grande alegria que o novo Maracanã me deu em comparação ao antigo: a proximidade que a torcida ficará em relação ao campo. Sempre sonhei em assistir partidas em estádios com essa estrutura. Ao mesmo tempo que é colossal, o Maraca poderá ser um caldeirão ainda maior do que já era, não será um estádio-teatro como um Camp Nou ou Old Trafford da vida. Nada de 100% modernidade. Será bem prazeroso frequentar o estádio, algo bem divertido, como deve ser o futebol (contando com a civilização do público, sem invasões de campo, pelamor). Só espero que quando terminarem os torneios FIFA, o "véu de noiva" seja resgatado.

Um novíssimo Maraca que, apesar de todas essas obras, não perdeu a alma... Viva! O Maraca é nosso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário