quarta-feira, 3 de abril de 2013

Real com um pé na semi e indefinição entre alemães e espanhóis

Real aproveitou fragilidade defensiva do Galatasaray e abriu excelente vantagem
O Real Madrid está virtualmente (só não digo que já está garantido porque estamos falando de futebol) classificado às semifinais da Uefa Champions League. Só um verdadeiro milagre por parte do Galatasaray na terça que vem, em Istambul, elimina os merengues. O time turco foi até bem escalado por Fatih Terim, num 4-3-1-2 com Sneijder fazendo o papel de "enganche" e Burak Yilmaz e Drogba na frente. Um bom e perigoso time que poderia dar mais trabalho ao Real caso não tivesse pecado na marcação do meio pra trás.  Fazendo uma comparação com PSG x Barça, diria que o Gala tentou ser o "PSG do Bernabéu", mas não houve eficiência na marcação para isso.

A frouxa marcação entre as linhas dos volantes e dos zagueiros fez com que os 3 meias do 4-2-3-1 do Real (Dí María, Ozil e Cristiano Ronaldo) atuassem livremente, com liberdade e espaço para armar as jogadas de ataque. Prato cheio para os blancos que abriram 2 a 0 logo no primeiro tempo. O Gala até que criou boas chances, mas não foi eficiente nas conclusões e não contou com noite inspirada de Sneijder, que saiu no intervalo.

No segundo tempo, o time turco mudou o seu esquema para um 4-4-2, com a finalidade de melhorar a marcação no meio. Porém, o Real continuou sendo superior e marcou o 3º gol com Higuaín. Os merengues venceram de forma incontestável, de forma fácil até. Assim como a Juventus ontem contra o Bayern, esperava mais do Galatasaray hoje. Apesar da clara superioridade dos espanhóis, esperava que pelo menos que a equipe turca desse mais trabalho ou deixassem a eliminatória aberta para o segundo jogo. Das duas estrelas do time, apenas Drogba fez um bom jogo, Sneijder ficou devendo e o promissor Burak Yilmaz, artilheiro do time na competição com 8 gols, teve atuação apagada.

O Real Madrid vem forte para conquistar La Décima, é um grande time, sem dúvidas. E o monstro chamado CR7 a cada jogo decisivo vem deixando para trás a fama de pipoqueiro que tinha há tempos atrás (se é que já não deixou). Cada vez mais vem sendo letal e fundamental para o time espanhol avançar nas competições e na luta pelos títulos para o maior clube do mundo (pelo menos para mim é).

Fato curioso da partida: a marcante presença dos torcedores do Galatasaray no Santiago Bernabéu. Além da área que é normalmente destinada à torcida visitante, os torcedores turcos se misturaram em meio à torcida madridista, bem bacana. E em bom número diga-se de passagem, cerca de 10 mil turcos foram ao estádio segundo a ESPN Brasil.

No segundo jogo da noite, Málaga e Borussia Dortmund ficaram no 0 a 0. O Borussia foi melhor, teve maior volume de jogo, criou mais oportunidades, mas não foi feliz nas conclusões. Destaque para Mario Gotze que perdeu ao menos 3 chances claras. Até Lewandowski perdeu um gol fácil, algo que não é comum para o ótimo centroavante.

Quem agradece é o Málaga, que vê boas possibilidades para o jogo da volta no Signal Iduna Park, na terça. Apesar de o time alemão ser mais time e contar com a força da sua incrível torcida para essa partida, considero que essa seja a eliminatória mais aberta. O Málaga também tem um bom time e pode complicar a vida dos aurinegros caso faça um gol. Com isso, o Borussia teria que "subir a ladeira" como diz Luís Roberto e virar o jogo. Além do mais, empate com gols favorece aos espanhóis. 

O time do Málaga é bem enjoado, tem condições de surpreender e pode sonhar com a semi-final sim. Não vejo esse favoritismo todo que os comentaristas estão colocando no Dortmund. Vamos ver o que acontece na próxima terça.

Enquanto isso, um aperitivo para a partida da próxima semana: a muralha amarela de Dortmund! É de arrepiar... Sem dúvidas uma das torcidas mais incríveis do mundo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário