quinta-feira, 4 de abril de 2013

Show de horror e vitória importante do Fla

Remo e Flamengo fizeram um jogo inesquecível ontem pela primeira fase da Copa do Brasil 2013. Mas do ponto de vista negativo. Foi um dos piores jogos que eu já vi, nunca vi tanta ruindade junta num mesmo gramado. O Flamengo mais uma vez esbarrando em suas limitações táticas e técnicas, o Remo um time muito fraco que cansou de mandar bolas na pista de atletismo do Mangueirão... Enfim, um verdadeiro show de horror que me deu até calo na vista, meu pai fez o certo em dormir ao invés de ver aquela pelada. De vez em quando me perguntava se estava vendo um jogo de futebol ou uma luta de judô misturado com um programa de comédia. Se o jogo merecesse um destaque, seria o nosso saudoso Val Barreto, ou melhor, Valotelli!!! O atacante ou judoca do Remo cansou de apanhar da bola e descontou nos zagueiros rubro-negros, que por sua vez sofreram com os eficientes ipons e wasaris dados por Valo a cada bola levantada na área. Teve um momento do jogo que eu começei a rir com aquilo tudo, é sério. Que partida!!! Outro destaque foi Amaral querendo fazer gol do círculo central, enfim, melhor eu parar por aqui se não vai ser difícil continuar escrevendo...

Falando um pouco de futebol, num jogo fraco tecnicamente, o Flamengo mais uma vez veio num 4-2-3-1, com Rafinha e Gabriel abertos pelas pontas, Rodolfo no meio e Hernane na frente. Mais uma vez o Fla abusou do direito de errar passes e teve muita dificuldade na transação entre o meio-de-campo e o ataque. Jorginho ainda busca a melhor forma de jogar e dar um padrão de jogo à equipe. Com isso, o Remo até assustou em alguns momentos, com duas oportunidades claríssimas. Uma Renato Santos salvou em cima da linha e outra Leandro Cearense mandou nas nuvens. Tirando isso, o Remo mostrou ser uma equipe esforçada apenas, com muita luta e pouca técnica. Primeiro tempo fraco, 0 a 0 justo. Se pudesse colocar -1 a -1, ficaria melhor ainda.

Remo e Flamengo fizeram um jogo muito ruim


Veio o segundo tempo, mas nada de mudança de panorama. Os dois times mais uma vez esbarrando em suas limitações e o jogo se arrastando. Até que Rafinha faz uma belíssima jogada individual na ponta esquerda e abre o placar. O que me impressionou nesse gol além da jogada foi a cara de pau do sr. Hernane em sair comemorando, que fominha! A seca deve estar pesando para o Brocador. Tá certo que ele desviou de leve na bola, mas não dar o gol pro Rafinha seria um crime pra mim, pela jogada que fez e pela boa conclusão, no cantinho, sem chances pro goleiro. Depois disso, a melancolia retornou até o apito final (nunca fiquei tão aliviado ao ouvi-lo). Resumindo o jogo em uma frase, diria que o menos pior venceu.

Apesar de toda dificuldade, vitória importante do Flamengo. Eliminar o jogo de volta seria o ideal, ainda mais diante de um adversário inferior tecnicamente. Mas diante da atual fase rubro-negra, até 0,2 a 0 está valendo. Dois pontos positivos: mais uma boa atuação de Gabriel, se firmando cada vez mais na equipe e a boa atuação de Rafinha no segundo tempo. O gol que fez pode lhe dar mais confiança para que volte a jogar como no início do Carioca ou até melhor do que aquelas atuações.
            

2 comentários:

  1. não sei porque mais tenho um preconceito com o 4-5-1 e suas variáveis....

    ResponderExcluir
  2. Eu acho o 4-5-1 um bom esquema, desde que seja utilizado para fins ofensivos. Das variações dele, acho o 4-2-3-1 o ideal, é um bom esquema, bem equilibrado. Com ele há a possiblidade de os ponteiros ajudarem mais na marcação, por exemplo, auxiliando os laterais. O time fica bem compacto na marcação e ainda pode sair em velocidade para o ataque.

    ResponderExcluir